Páginas

terça-feira, 24 de março de 2015

Mobile Munari - Montessori




A Clara é uma bebê muito esperta. E é incrível ver a evolução dela dia após dia. Cada dia um tiquinho mais.

Há tempos pesquiso sobre a Montessori, pedagoga. Se quiser conhecer mais dela é só procurar no google.

Mas enfim ela apresenta uma sequência de móbiles para serem usados com as crianças. Nada daqueles de bichinhos e que fazem barulhos mas sim móbiles que:
  • desenvolvem a atenção e concentração
  • oferecem uma experiência visual
  • oferecem informação cinética
  • educam o senso estético
Maria Montessori salientou a importância da introdução precoce de atividades sensoriais e ela explicou que o uso de mobiles fornece aos recém-nascidos uma grande oportunidade de trabalhar a sua mente. Ela disse que: "Mobiles são uma ajuda para o sentido visual. Bebês de apenas 2-3 dias têm sido observadas na concentração de 20-25 minutos assistindo as imagens em preto e branco do móvel Munari. "
Nessa fase os móbiles devem oferecer contraste, por isso, é preferível que sejam em preto e branco. Além disso devem fornecer um ponto de foco (um ponto de destaque para o bebê fixar o olhar), isso para ajudar a desenvolver o foco visual e o tempo de atenção do recém nascido.Nessa fase inicial eles indicam, a partir de 2 semanas (A Clara está com 6 semanas), o MUNARI, mobile criado pelo arquiteto Bruno Munari e que pode ser feito em casa.


Mais detalhes de como construir o mobile aqui
Chora, mama, arrota, troca, e quando você pensa que vai dormir... #começaTudoDeNovo

No tempinho que me sobra entre o ciclo das mamadas eu sentei e fiz o da Clarinha. Ficou uma bela de uma geringonça, mas ela gostou. E ficou mesmo concentrada por alguns minutos. Essa semana inteira vou apresentar pra ela este móbile e na próxima semana seguiremos para o próximo, o dos octaedros.


A parte mais difícil de fazer este móbile é equilibrar as peças, mas nada impossível.

É uma delícia espiar ela e toda a sua concentração!

Quero contar tanta coisa!!!! Logo logo mais posts!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...